Campanha Política: 10 Ideias para dar um Gás no Digital

Posted on 22 de setembro de 2016

Já estamos a menos de 10 dias do primeiro turno das eleições 2016, que acontecerá no próximo dia 02/10, nessa época os nervos ficam ainda mais a flor da pele, os ânimos exaltados e a ansiedade pelo sucesso nas urnas alcança seu ponto máximo.

Participei como estrategista de marketing digital em algumas campanhas políticas e sei que o ritmo é insano até o último segundo. – Jimmy

Inclusive dentro da metodologia que desenvolvi para execução de campanhas digitais, o Método Jimmy, tenho uma versão específica para execução de campanhas políticas em meios digitais. Chama-se Método Jimmy para Políticos. Clicando no link anterior você acessa mais informações.

Essa é uma das melhores épocas para conquistar eleitores, uma vez que as pessoas em geral deixam para tomar a decisão do voto muito próximo do dia de votações. Então se você for candidato, ou fizer parte de alguma equipe de campanha política, saiba que embora o cansaço já esteja dando as caras, vale a pena dar um gás final para chegar bem às urnas.

Resolvi listar 10 ideias que podem te ajudar a dar um gás no relacionamento com seus eleitores, através da internet, nessa reta final. Talvez algumas dessas práticas você já esteja aplicando, mas, alguma dessas dicas pode contribuir para que você foque em ações efetivas.

1 – Identifique problemas pontuais da sua comunidade e grave vídeos apresentando as soluções que deseja aplicar para eles;  

Nada melhor para um candidato do que conseguir alcançar de forma específica as pessoas, falar sobre aquela dor que incomoda aquele eleitor daquela rua. Tente listar com sua equipe problemas pontuais dos bairros e grave vídeos curtos apresentando soluções para esses problemas.

2 – Crie uma #Hashtag para seus eleitores indexarem as indagações deles e crie um diálogo com isso;

gif do frank underwood house of cards método jimmy 3

Talvez você já tenha uma #Hashtag oficial, mas, você usa ela de forma efetiva? Utilize essa ferramenta para coletar dúvidas dos eleitores ou até mesmo problemas que sejam temas para os vídeos da dica 1. Dê uma olhada também nas #Hashtags mais utilizadas pelas pessoas na sua cidade, isso pode contribuir para que você apresente suas ideias para pessoas que ainda não te conhecem.

CUIDADO: Não utilize #Hashtags além da conta e muito menos poste informações que não tenham alguma relação com a #Hashtag utilizada. Lembre-se que ela funciona como um índice na internet, portanto, quem abre um livro de receitas e vai na parte de “tortas”, quer encontrar “tortas” e não “carreteiro do zé”. Sacou?

3 – Faça uma audiência pública online e convide sua comunidade para debater problemas e possíveis soluções;  

Se você quer o voto de alguém, você precisa ouvir esse alguém. Sendo assim, proponha debates online utilizando ferramentas gratuitas como Facebook Live ou Google Hangout. Você pode criar pautas, principalmente as demandadas pela comunidade, convidar previamente seus eleitores e entrar online para trocar ideias sobre elas.

DICA: O período noturno é uma boa oportunidade para encontrar as pessoas online e mais a vontade para participar de uma ação como essa.

4 – Use o Snapchat para apresentar ao eleitor sua verdadeira rotina pessoal;

Antes de ser um candidato, você é uma pessoa, correto? As pessoas estão cansadas de ver candidatos artificiais. Elas querem as pessoas reais. Não perca seu tempo em passar uma imagem que não seja verdadeira sobre você mesmo, isso tá colando cada vez menos. Mostre sua rotina de verdade, sem maquiagem. Você toma café, almoça, conversa com amigos, participa de reuniões, trabalha, brinca com seus filhos, assiste filmes, etc. O Snapchat é um ótimo canal para compartilhar essas situações cotidianas.

5 – Use e-mail marketing;

Você já construiu uma lista de leads (não vale comprar, ok?) contendo seus eleitores? Se não o fez, ainda dá tempo de pensar uma ação neste sentido. O legal de ter uma lista bem segmentada e aquecida é que você pode compartilhar por e-mail suas opiniões sobre temas mais complexos e propor que as pessoas respondam os e-mail expondo a opinião delas. É um bom caminho para estreitar laços com aqueles eleitores que estão mais conectados com você.

gif do frank underwood house of cards método jimmy 2

6 – Use vídeo para explicar quais são as atribuições do cargo para o qual você está se candidatando;

Para votar em você as pessoas precisam saber exatamente quais serão suas responsabilidades no cargo, aí poderão concluir se você, no ponto de vista delas, tem o perfil ideal para a função. Nada de “criar leis” ou “cuidar da cidade”, explique detalhadamente, a rotina, o funcionamento. A população precisa entender os fundamentos da política para debatê-la com o mínimo de embasamento;

7 – Use Facebook ou Swarm para fazer check-in nos bairros;

Fazendo o check-in em bairros determinados, com o Facebook ou Swarm, você pode propor em poucas palavras o que especificamente pretende fazer por aquela região. Especificar suas ações dessa forma, contribui para aproximá-lo dos eleitores. Uma visão macro é importante, mas, a micro segmentação conquista quem elege.

8 – Use o Instagram ou Tumblr para postar fotos de problemas e soluções da cidade;

É claro, ficar apontando problemas da cidade não resolve muita coisa. Mas, utilizar o Instagram ou o Tumblr para mostrar problemas e propor soluções na legenda, pode ser bem legal para mostrar a sua preocupação em resolver as necessidades específicas da cidade. As vezes o buraco da rua no bairro X, incomoda mais o eleitor do que o fato de não haver um elevado central na cidade.

9 – Use o Google My Maps para criar um Mapa da Cidade.  

Com o Google My Maps você pode criar um mapa personalizado com peculiaridades de cada região da cidade e compartilhar isso com seus eleitores. Eles podem inclusive contribuir marcando ações, locais ou ideias.

10 – Use as Listas de Transmissão do WhatsApp.  

Nessa reta final é muito importante que as pessoas chave da sua campanha política estejam bem conectadas e ativas. E não falo somente da sua equipe de campanha, mas, principalmente seus apoiadores nas comunidades. A ferramenta “Lista de Transmissão” que existe no WhatsApp é muito eficiente para compartilhar informações rápidas para manter toda a sua rede conectada e atualizada sobre cada passo da campanha.

gif do claire underwood house of cards método jimmy 2

Aproveite e conheça o Método Jimmy para Políticos, a metodologia desenvolvida para execução de campanhas políticas em meios digitais. E, é claro, envie esse conteúdo para sua rede! :-)

Gostou? Compartilhe :)